quinta-feira, junho 09, 2016

A armadilha de que querer viver só quando se aposentar

Chegando ao fim desta semana de trabalho longe de casa, conversando com amigos do escritório e sempre pensando: obrigado meu Deus, por ter me iluminado no momento certo. Apesar de ter sido necessário eu chegar ao extremo da minha gordura para cair na real que tinha que mudar, pelo menos essa mudança veio de uma forma geral. Por que na realidade só funciona se você manter o equilíbrio (coisa que falo no livro Alcance seu Melhor). 


Esta semana ouvi alguns amigos (que não trabalham no meu time) dizendo: cara, mas minha vida é o trabalho, eu não sei fazer outra coisa. Você não tem idéia do perigo que é dizer isso, fale isso nem de brincadeira meu amigo. Nossa vida não é eterna, temos prazo de expiração e muita gente deixa para “viver” quando se aposenta, e o cara já se aposenta com 60 ou 65, aí vamos lá para a realidade: vai ter disposição de cutir a vida por pelo menos 10 anos a partir daí? Vai conseguir fazer o que fazia quando tinha 30 ou 40? A vida tem que ser vivida diariamente e o trabalho por mais mágico e apaixonante que seja tem que ser “parte” da vida e não “a vida”.


Essa foi uma ótima semana para mim conversar com pessoas de diferentes partes do mundo, inclusive conheci pessoalmente (finalmente) após 10 anos o meu mentor que me orientou nos meus primeiros artigos, trabalhei com ele na época do ISA 2004 e desde então sempre mantemos contato. Ele, como mora em Israel (perto da praia) também não gosta do clima de Redmond e estavamos falando como a qualidade de vida é importante de uma forma geral. Para mim tem que ter sol, sou movida a luz solar e esta semana foi a primeira vez em 10 anos que venho para Redmond que tive 3 dias seguidos de luz solar, foi show....a produtividade aumentou inclusive e o tempo passou mais rápido. Agora isso é algo que é particular para mim, tem gente que gosta do clima nublado, escuro, da chuva do frio.....beleza, mas eu (e minha esposa não gostamos).


Por que escrevi o parágrafo acima? Por que quando falamos de “work life balance”, temos que levar em consideração TODOS os aspectos, da execução diária do trabalho com qualidade por você ser apaixonado pelo que faz, até o clima que domina a maior parte do ano no local que você mora. Todos os detalhes precisam ser pensados e muitas vezes demora até achar este equilíbrio. Eu só fui econtrar um equilíbrio completo quando conseguir alinhar os seguintes pontos:

  • Trabalhar numa área menos estressante, e que me permitisse pensar em novos projetos e não apagar incêndio/resolver problema
  • Manter-me no local onde eu gosto de morar, no Texas: simplesmente por que adoro o clima e adoro o estilo de vida do TX.
  • Ter mais tempo de qualidade com minha família: isso era primordial, pois muitas vezes eu tinha o final de semana, mas muitas vezes estava oncall e nem podia sair para longe – época complicada para a vida pessoal (muito boa para o ego, pois você no começo se acha o cara em resolver problemas escalado para o último nível), mas com o tempo você amadurece e encherga que não a ego que pague tempo de qualidade ao lado da sua esposa e filhas, isso não tem preço.
  • Reduzir meu peso: além do fato que estava afetando minha saúde, estava afetando meu psicologico, não conseguia fazer nada que cansava, nem brincar com minha filhar – estava virando uma parasita gordo.
  • Buscar um hobby que me trouxesse uma felicidade fora do trabalho: na boa, eu trabalho com tecnologia a 23 anos – ficar falando de tecnologia fora do trabalho estava me pirando. Neguim chegava para mim no final de semana começando a frase: “Yuri, é que estou com um problema”....macho vá se lascar pra lá! Encontrei essa válvula de escape com o fisiculturismo e tocando bateria.

Ao colocar tudo isso na balança, e achar o ponto de equilíbrio, aí sim, a vida começa a ficar super, super interessante, praserosa e os stresses que viram (claro, sempre existe cenários indesejados) ficam mais fáceis de serem resolvidos pois sua cabeça está sempre “fresh”.

Isso não é uma receita de bolo, o que funciona para mim pode não funcionar para você, até mesmo por que cada indivíduo tem suas prioridades. A única coisa que digo é: não caia na besteira de querer curtir a vida intensamente apenas quando estiver na terceira idade. Viva cada dia intensamente, pois a realidade é que nunca sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã. Se tiver algo para falar para alguém, fale, não se acanhe. Se tiver que elogiar, coloque o chapéu da humildade e elogie. Não espere o melhor momento, pois as vezes ele nunca chega ou você nunca mais terá a chance de dizer aquele “obrigado” que você queria. Hoje foi um dia que esperei 10 anos para olhar no olho deste meu amigo de Israel e dizer: cara, obrigado por ter me mentorado e se hoje eu escrevi 17 livros, você foi quem abriu as portas para que eu publicasse meu primeiro artigo – então você tem participação direta no que eu alcancei nesta área. Eu disse pois eu não sei quando vou ter essa chance de novo e é algo que eu precisava que ele soubesse. Agora, nem todo mundo é assim, eu mesmo já ajudei muito caboco que depois que engrossou o pescoço nem olha direito para mim e sequer me disse um obrigado. Infelizmente, faz parte, até mesmo por que minha formação profissional começou como Professor, e como Professor agente não escolhe quem quer ensinar, agente ensina sem exigir nada de retorno – é o nosso dever.

Uma das melhores coisas que ocorreu essa semana foi ouvir um amigo que chegou no meu time e disse: cara, estou muito feliz aqui, que alívio e que mudança boa. Fiquei ultra feliz em saber que ele agora vai ter mais tempo para a família dele e vai continuar fazendo o que gosta, desbravando algo novo. Mês que vem um outro amigo que trabalhei com ele a 8 anos atrás no time de segurança vai juntar-se ao nosso time, e em conversas com ele no fone ele já consegue sentir a diferença. Eu fico super feliz em ver isso pois vejo eu exatamente a cinco anos atrás e sei a sensação que é conseguir tomar de conta das redeas da vida novamente.

É isso aí pessoal, busque seu equilíbrio, mas não só em uma área da vida, em todas! Busque a felicidade completa, o que inclui sua saúde, pois sem saúde, não adianta ter bom emprego e bom salário, pois vai mais cedo ou mais tarde usar tudo isso para comprar remédio e viver lascado. Te alúi mah!