segunda-feira, maio 25, 2015

Meu primeiro livro não técnico

Parece que foi ontem quando escrevi este post sobre minha mudança de hábito, mas na realidade isso ocorreu a exatos 3 anos atrás. Nossa idéia de tempo pode ser tão vasta, três anos parece não ser nada, mas se vivido com intensidade e executando um plano consistence, é possível obter grandes resultados em apenas 36 meses. O problema é a tal da falta de paciência somada com a falta de consistência e por isso que não gosto dos famosos projetos: Projeto Verão, Projeto X Dias, Projeto Carnaval….que tal Projeto Vida Melhor, algo para sempre? Por que mudança de hábito não pode ter data de expiração, tem que ser algo que se faz com vontade de mudar e depois da mudança é preciso manter ou melhor, continuar o progresso pois não este lance de manutenção é roubada, ou você foca em um melhoramento contínuo ou você acaba voltando aos hábitos do passado.

Mas hoje estou aqui para dizer com muita satisfação que finalmente, depois de longos 2 anos trabalhando em parceria com minha co-autora e competidora profissional aqui no Texas (Jodi Miller), o livro que tem muito sobre o que me fez mudar já está disponível para reserva na Amazon.

BookCover

Porém, este livro não é uma receita de bolo para perder peso, até mesmo porque quando a Jodi e eu começamos a escrever tinhamos em mente alguns pilares básicos:

  • Não adianta criar uma dieta genérica para perder peso, cada pessoa tem necessidades específicas.
  • Não adianta ter dinheiro, ter o melhor nutricionista, o melhor personal trainer, acesso aos melhores suplementos se a cabeça não está pronta para a mudança de vida.

Estes são pilares que acreditamos muito e no passar destes três anos vejo isso constantemente. Pessoas com grana que contratam os melhores trainers, tem acesso a tudo, até conseguem perder o peso que queriam mas depois voltam a vida normal, ou seja, ganham o peso de novo. Este livro é sobre alançar objetivos consistentemente, uma vitória em cima da outra e construir suas vitórias em uma base sólida, que não se destrua na primeira tempestade. Pois a verdade é que tempestades vão aparecer no seu caminho, sua rota vai ser desviada várias vezes durante sua jornada, mas desde que você mantenha o foco no destino, o que ocorre na jornada apenas lhe deixará mais forte.

Uma pergunta que recebi quando comentei sobre este livro com alguns amigos do Brasil foi: vai ter em Português? Sim, vai ter em PT-BR e vai ser lançado pela Nova Terra Editora. Quando eu ainda não sei ao certo mas é provavel que ainda neste ano de 2015.

Para mim, estes últimos 3 anos foram fantásticos em todos aspectos da minha vida, claro que a única coisa que lamento é ter perdido meu Pai em 2013, mas sei que ele está feliz por minhas conquistas. Não vou dizer que sempre será assim,a vida muda muito e não tenho como prever o futuro, porém o fato é que irei continuar usando esta minha fórmula do balanceamento para continuar alcançando sucesso na vida pessoal e no trabalho ao mesmo passo que mantenho minha saúde em dia.

Para finalizar, hoje (25 de Maio), minha amiga e co-autora do livro treinamos juntos para celebrar o lançamento da obra:

IMG_3875

Espero que gostem do livro.

Abs!

sexta-feira, maio 08, 2015

Celebre a Diferença

Neste momento este voltando de Chicago, onde estava participando do Microsoft Ignite. Mas deixa para falar desta conferência em outro momento. Gostaria de falar do filme que trouxe comigo para assistir durante o vôo, chama-se Imitation Game (não sei ao certo como foi traduzido no Brasil). Este filme foi baseado em fatos reais, que mostram como um grupo de matemáticos liderados por Alan Turing foram capazes de quebrar a máquina de criptografia usada pelos alemães na segunda guerra mundial, a famosa “Enigma”. Para quem é da área de tecnologia e segurança da informação esse filme é fascinante, pois mostra que antes mesmo de qualquer recurso computacional, Alan Turing criou uma máquina para combater a outra máquina. Ao passo que a Inglaterra e todos outros aliados tentavam quebrar isso na “mão”, através da contratação dos matemáticos mais renomados da época, Alan já chegou mostrando que a única forma de quebrar o “enigma” era através da criação de uma outra máquina que pudesse “decrypt” o código cifrado.

Bem, todo esse papo geek é maravilhoso no filme, porém tem um lado que vai se desenvolvendo a medida que o filme vai passando que ainda é mais interessante. Alan Turing era homosexual, desde novo ele criou este afeto por um grande amigo de escola e com o passar do tempo descobriu que ele sentia atração por garotos. Porém, na época ser homosexual na Inglaterra era um crime, o sujeito poderia inclusive ser preso, o que me assombra é lembra que isso não faz tanto tempo, na realidade pouco mais de 50 anos. Alan continuou sua saga de dois anos no desenvolvimento desta máquina que iria quebrar o Enigma, que por sua vez recebeu o nome de Christopher, seu primeiro (e talvez único) amor. Quando começou a funcionar de forma plena, a capacidade de quebrar as mensagens enviadas pelos Alemães foi capaz de encurar a guerra em 2 anos e com isso estima-se que mais de 13 milhões de vidas foram salvas.

O problema é que durante estes anos trabalhando para o Governo Britânico, a vida de Alan foi vasculhada e com isso descobriram que ele era homosexual. O Governo condenou Alan a 2 anos de prisão ou 2 anos de tratamento hormonal (algo que era usado na época para “curar” a pessoal que se revelava homosexual). Após um ano de tratamento, Alan cometeu suicídio em Junho de 1954, ele tinha apenas 41 anos de idade. Por fim, como pode ser visto abaixo, em 2003 a Rainha Elizabeth garantiu um pedido real de desculpas (mínimo diga-se de passagem):

image

Bem, esse é apenas um breve sumário do filme, que recomendo demais que todos assistam e reflitam sobre o tema. O mundo avançou bastante no que tange a mentalidade, e ainda bem atrocidades como estas não são cometidas mais hoje (em alguns lugares – infelizmente ainda existe muito, mas muito preconceito). Alan salvou 13 milhões de vida com sua máquina, mas não conseguiu salvar a sua própria vida pois o Governo (como sempre, o governo que quer decidir o que uma pessoa pode ou não ser) preferiu tentar “curar” o que eles entendiam como um problema.

Gente.....é através do conhecimento aprofundado do passado que procuramos aprender e não cometer os mesmos erros. Vamos parar de condenar as pessoas pelas suas diferenças de gosto, cor, orientação sexual ou raça. Cada pessoa é diferente, cada pessoa é um universo e não cabe a mim, a você ou a nimguém julgar. Mesmos os religiosos que dizem que a homosexualidade está acabando com a família tradicional, deveriam pensar que foi um homosexual como Alan que salvou milhões de pessoas, pelo puro amor ao que gostava de fazer: pesquisar, estudar e resolver problemas. O mundo melhorou bastante, mas ainda tem muito, mas muito para aprender e o ser humano ainda tem muito chão pela frente para poder um dia bater no peito e se achar um ser racional...pois discriminar alguém pela escolha de como ela decidiu viver sua própria vida é algo que pode ser categorizado de tudo, menos racional.

Obrigado Alan Turing, você é um exemplo!