terça-feira, março 03, 2015

Pai, o senhor não está perdendo nada

Já fazem pelo menos três dias que sonho com o senhor meu Pai, sonhando com nosso bate papo, com nossas conversas que muitas vezes foram breves porém com bastante profundidade. Pois é Pai, hoje li este seu texto e em especial li várias vezes a seguinte passagem:

“Voto é a expressão de todas nossas utopias. E não existe mais nada disso em mim. Aquele operário que me honrava, não passa de um mentiroso, que anda faceiro, bem vestido e brinca de ser Deus, dono do destino, de nossos corações e mentes. Aquela estrela foi transformada em uma cueca cheia de dólar. Pensei comigo mesmo. Qual é meu sonho?. Não sei. Qual minha Ideologia? Lembrei-me de Cazuza. Quero uma pra viver. Foi o domingo mais triste de minha vida. Fui... arrastado pela obrigação. Votei na HH, com o fio de esperança de começar tudo de novo. Votei e voltei para minha casa, coloquei o CD, para não ver nem ouvir nada sobre política. Mas, tudo me levava a ela. Coração de Estudante, Pra não dizer que não falei de flores, Carolina... Até que Gonzaguinha me disse que eu não tinha Cara de babaca, mas era o próprio babaca, por ter acreditado tanto... Aí não deu mais pra agüentar, o coração explodiu, tomei o velho somalium , dormi a noite toda, e juro acordei sorrindo, com a TV anunciando que o Lulinha 171 ia para o segundo turno....foi como um força tivesse penetrado em mim, eu GRITEI ALTO .....ELE NÃO É DEUS.” ~Edivaldo Diógenes (16/10/2006)

Lembrei-me de sua carreira de 10 anos a frente do Sindicato da Universidade Federal do Ceará e a queda da sua “ideologia” de esquerda, que no fim me guiou de forma acurada na minha vinda para os Estados Unidos. Pai, sei que deve estar acompanhando tudo de longe, porém com outros olhos e até penso: ainda bem que o senhor não está aqui para ver isso tudo. Vou resumir um pouco o que ocorrer meu Pai:

  • Lembra quando fomos as ruas, os caras pintadas para tirar o Collor e na época estávamos exercendo a nossa cidadania e fazendo uso da democracia. Pois é Pai, hoje aqueles mesmos “companheiros” que falavam isso, chamam um possível impeachment da atual Presidente de golpe.
  • O senhor sabia que a Petrobrás vai ter que vender 13.7 bilhões de doláres de ativos para poder dar conta do financeiro que está em crise. Uma estatal que está sendo administrada a 12 anos pelo menos Governo, porém o atual responsável prefere culpar quem esteve no poder 13 anos atrás e os militantes concordam com isso, ou fazem vista grossa ou simplesmente começam a trazer dados de mais de duas décadas atrás.
  • O senhor sabia que a balança comercial brasileira fechou o mês de fevereiro com um deficit de déficit de US$ 2,84 bilhões, que é o pior resultado desde 1980? Mesmo assim, todos se calam perante aos números.

Pai, isso não é nada...são apenas alguns números que estou lhe trazendo, o pior mesmo meu querido é a inércia das pessoas que votaram no governo atual. Pai, tá tudo mudado....não é possível mais ter “oposição” no Brasil, pois você é taxado, espancado em manifestações e até mesmo ameaçado. É triste meu Pai, e nesta ótica eu lhe digo: o senhor não está perdendo nada! Conhecendo sua pessoa, sei que estaria sofrendo mais que qualquer um, pois acima de tudo o senhor tinha carater para admitir o erro, tanto é que o fez várias vezes. É por isso que hoje, quanto mais eu leio, quanto mais eu penso e quanto mais e vou em busca do seu passado, mas eu admiro sua coragem. Essa coragem sua não se vê mais hoje, o senso do certo ou errado já se foi, tudo é visto como se fosse um jogo de futebol, onde os torcedores são doentes pelo time e o importante é ganhar, mesmo que o juiz esteja roubando para seu time.

image

Porém, tem outro lado meu que sente uma falta danada de ter esta pessoa consciente para me orientar e para conversar – um verdadeiro amigo que vai querer meu bem incondicionamente. Mas, a saudade nada mais é que uma forma de lembrar o quanto o senhor foi e é importante para mim.

Abração meu querido!