domingo, março 25, 2007

O Preconceito vem de Casa

Hoje eu estava falando com um primo (filho da minha prima) sobre o trabalho dele e ele me falou o quanto estava sendo complicado dar conta, hora para chegar mais sem hora para sair. Aí lembrei da época que eu tinha 17 anos e procurava pelo meu primeiro emprego de fato com carteira assinada.

Na época eu não tinha experiência e na maioria das entrevistas era reprovado pois como sempre os empregadores pediam experiência. Foi quando um Tio meu me disse: se você cortar estes cabelos (na época era grande) eu lhe arrumo um emprego em uma loja que meu cunhado é o gerente.

Pra mim na época foi complicado, não só este Tio mais quase toda a família contra o fato de eu ter cabelo grande e atribuindo a isso a minha falta de chance de ter um emprego de fato. Ouvia sempre os comentários: "quem vai te dar emprego, parece um marginal com este cabelo.".
A pressão era grande demais e chegou um dia que resolvi cortar. Logo que cortei fui pedir ao meu Tio o emprego, ele me recomendou lá para o cunhado dele, eu preenchi a ficha e fiquei no aguardo. Aguardei, aguardei e nada ocorria.

O tempo passou, comecei a crescer na minha profissão, os cabelos cresceram de novo, comecei a fazer minha carreira através de muita dedicação e estudo. Um dia eu estava ministrando uma palestra de Windows NT 4 no SENAC (Dezembro de 1997) e um dos professores do SENAC me disse: "Rapaz, este seu estilo com este cabelo grande é um ícone!!!". Imediatamente eu pensei: "Poxa, hoje em dia é um ícone, quando eu me humilhava atrás de emprego eu era visto como marginal...".

Aquele momento me deixou feliz e triste ao mesmo tempo, feliz por que eu consegui superar o preconceito e mostrar qualidade fazendo com que as pessoas não olhassem para o estereótipo e sim pelo conteúdo.

Por isso que é importante parar de se preocupar tanto com o que parece ser e sim buscar o que de fato é antes de se pensar mal de alguém. Por isso que a palavra é preconceito, ou seja, criar um conceito previamente a de fato conhecer o indivíduo.