domingo, outubro 22, 2006

Palavras não são só Palavras

Hoje consigo ver que quando falamos algo para alguém isso pode ser apenas considerado por nós as vezes apenas como palavras que são ditas, porém tais palavras podem servir como diretrizes de vida para alguns, mágoas para outros e algumas vezes também podem servir de nada para alguns. O fato é que tudo que é dito é processado de forma diferente por cada ser humano, não só processado mas também interpretado. Para que prova maior que isso do que a bíblia, muitos usam as palavras do senhor que lá estão escritas para outros fins e não os fins que de fato deveriam ser seguidos.
Hoje recebi um email de um ex aluno que iniciou a conversa falando de um diálogo que tive com ele em Novembro de 2003, poucas palavras porém para ele marcantes. A mesma coisa acontece as vezes quando falo com minha filha, as vezes ela mesma me lembra de conversas que para mim foram apenas simples conversas, mas para ela não, para ela foi marcante.
Por isso, antes de falar algo para alguém é importante pensar, refletir, processar aquilo que se deseja falar, pois como dizia um amigo meu chamado Luciano Shirmer: palavras são como pedras que você joga no meio do nada....após jogar a pedra não há como fazer com que ela volte...o mesmo acontece com as palavras, após ser dito não há como fazer com que as palavras retornem para sua boca.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Amigo é coisa pra se guardar...


Se a família é algo sagrado e está acima de tudo, logo abaixo dela vem o verdadeiro significado da palavra amizade. Amizade é algo que não se compra...se adquire com o tempo, amizade não tem distância, amigos de verdade é algo escasso neste mundo tão capitalista. Graças a Deus (que é meu melhor amigo) estou cercado de amigos, procuro selecionar bem as pessoas as quais tenho o prazer de dizer: sou amigo deste cara.

Em menos de dois meses dois grandes amigos saíram do ambiente de trabalho e foram buscar um outro rumo profissional em outra empresa. É triste não tê-los mais no dia a dia, porém é extremamente gratificante saber que eles foram buscar algo que queriam e estão realizando um desejo próprio...e acima de tudo: eles estão felizes.

Desejo tudo de bom para meus amigos e em especial para estes dois amigos que estão e sempre estarão na minha lista de amigos de verdade.

Deus abençõe vocês...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Meu mestre minha vida...

Ontem (domingo dia 15 de Outubro) foi o dia dos professores no Brasil...professores...professores que mereciam mais respeito, que mereciam melhores salários e que não mereciam ser descartados quando a idade já é avançada. Mas que tipo de tratamento é esse que o Brasil tem com os mais experiêntes, porque professores acima dos 50 anos de idade já não são valorizados. É incrível isso, tenho um exemplo claro na minha família, tanto meu pai quanto minha mãe foram professores, porém com a idade chegando já não conseguem se realocar no mercado.
Não entendo como a experiência pode ser uma barreira, porque apenas os novos agora tem vez? Não entendo como podemos dizer para um professor experiente: você é muito velho para o cargo, precisamos de sangue novo. É uma falta de respeito para quem dedicou a vida para ensinar.
Fui professor dos 20 anos até os 27, ensinei desde o leigo total em computadores, até profissionais de alto nível que em outras situações também fui aluno. Aprendi o quanto é bom ensinar e aprender na sala de aula, aprendi que estar na sala de aula requer paciência, dedicação dentro e fora da sala de aula e acima de tudo: aprendi que só consegue ser professor quem ama o que está fazendo. Nimguém escolhe ser professor por uma realização financeira, a profissão de professor é puro amor.
Minha família é composta por vários professores: meu pai, minha mãe, meus tios e primos, todos com este mesmo dom de ensinar. Eu tive esta sorte de poder lecionar, sinto falta disso e espero um dia poder exercer novamente, seja aqui ou no Brasil.
O que me deixa orgulhoso é saber que a última turma que lecionei na Faculdade Grande Fortaleza (antiga Gama Filho) foi uma turma de sucesso, com alunos aos quais eu criei uma amizade, foi uma excelente despedida da função. Pude compartilhar a sala dos professores com os que foram meus mestres durante meu curso superior (entre eles o Prof. Moisés, Prof. Aldair, Prof. Chagas e Profa. Adriana). Foi muito importante sair do Brasil tendo este gostinho de conviver com todos eles e no final receber essa que foi uma homenagem da minha turma. No dia da formatura eu não estava presente, já estava aqui nos Estados Unidos, porém eles lembraram de mim e me agraciaram com esta placa e como Patrono da Turma.

Viva os Professores, nossos mestres que nos guiam em nossas vidas!!!

domingo, outubro 15, 2006

Novo Blog

Esqueci de comentar, mas este o novo canal de comunicação que criei para meus amigos e familiares. A página de "Pensamentos" agora aponta direto para este blog, o que vai ser legal, pois pelo menos quem está lendo pode deixar comentários. A página antiga continua no site, mas está oculta, você pode acessar as antigas entradas clicando aqui.

Países, guerras, confusões e conclusões...

Por onde comerçar...se tornou cada vez mas raro ter tempo para escrever na minha própria página que fica até difícil dizer que continuem vindo aqui para ler :). O fato é que estou escrevendo artigos técnicos no site do nosso time aqui na Microsoft (site http://blogs.technet.com/latam ), escrevendo um pouco sobre o dia a dia no fotolog ( http://www.fotolog.com/yuridio ), atualizando e escrevendo um pouco no MSN Space ( http://yuridiogenes.spaces.live.com )...ufa..
Bem, mas hoje tenho várias coisas para escrever, política e música são as coisas que vou procurar casar aqui. Començando pela política aqui dos EUA, onde temos um tirano que agora está passando por cima até da constituição americana e praticamente dizendo: ou você está comigo ou está contra mim. O que acontece agora é que se ele achar que alguém é suspeito de algo ele pode capturar essa pessoa e manter ela presa até confessar algo que ele queira ouvir, incrível....ele está batendo todos os recordes.
Essa onda de invasão em escolas aqui nos EUA também é algo que assusta um pouco, pois aqui apesar da violência ser combatida severamente, trata-se de um país de guerra, onde tem loucos que voltam da guerra e ficam com paranóias na cabeça e um dia explodem sem necessidade. Agora mesmo aqui no Texas os jovens de High School (segundo grau) estão sendo ensinados pelos professores a reagirem caso algum louco apareça armado na sala de aula, isso vai de encontro a tudo que já vi até hoje, que é não reagir a um homem de mão armada. Mas aqui no Texas arma de fogo é legal, compra-se nos supermercados e todos tem uma no carro (menos eu que não sou cidadão - quem sabe terei quando um dia eu for). Então aqui no Texas não se alisa, se atira. A reportagem sobre isso tá no site da
NBC.
São tantas coisas erradas, mas ainda bem existe a música, a música para nos fazer refletir e nos surpreender. Após quase 20 anos ouvindo Iron Maiden mês passado fui agraciado com uma nova obra de arte deles, o novo disco "Matter of Life and Death" (Questão de vida e morte). Engana-se quem pensa que Heavy Metal é só falar sobre o Diabo, existem bandas que falam sobre ele sempre, mas não são todas. Este disco do Iron está mais atual que nunca, falando sobre a podridão do mundo, sobre essas guerras intermináveis (por falar nisso o presidente daqui já disse que vai ter tropas no Iraque até 2010...my god!!), então....um exemplo clássico do poder das letras deste disco é na música For the Greater Good of God (Pelo Grande Bom Deus). Não tem jeito, tenho que colocar essa música aqui, a letra é muito forte.
Clique aqui para ler.